A implementação de práticas inovadoras, como as metodologias ativas, esbarra frequentemente em um obstáculo crítico: a insegurança e a resistência de famílias e até mesmo de educadores, que temem pelo abandono do conteúdo tradicional e a falta de evidências concretas de aprendizagem.
Esta palestra propõe um diálogo urgente e necessário para desarmar este impasse. Partindo de dados que mostram que os pais buscam inovação, mas anseiam por garantias, exploraremos como a neurociência comprova que a aplicação prática do conhecimento é a via mais eficaz para a sua fixação, indo além da memorização.
O cerne da discussão será demonstrar, com exemplos tangíveis, como um material didático focado em aprendizagem investigativa e socioemocional pode e deve ser a ferramenta escalável e personalizavel que gerar evidências robustas do desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Abordaremos estratégias práticas para que escolas comuniquem melhor esse processo, transformando a insegurança em confiança.
O objetivo final é construir uma ponte segura entre o tradicional e o inovador, formando uma aliança onde pais e educadores possam, juntos, aprimorar a educação para formar aprendizes capazes de aplicar conhecimento e resolver os complexos desafios do futuro.